Amigos Sócios da APC
É com pesar que vos comunico que o P. Doutor Manuel de Pinho Ferreira nos deixou para entrar nos braços misericordiosos do Pai, o Senhor da Vida, neste dia 4 de setembro.
O Doutor Pinho – assim conhecido – nasceu a 2 de julho de 1939 na paróquia de Beduído, Estarreja, desta Diocese de Aveiro e ordenou-se sacerdote a 15 de agosto de 1963 e licenciou-se em Direito Canónico na Universidade Gregoriana em Roma. Regressado à sua Diocese, entra a fazer parte da Equipa Formadora do Seminário de Aveiro e posteriormente em Lisboa e no Porto (Valadares). A nível do tribunal exerce a função de Defensor do Vínculo do tribunal em 1966, posteriormente Vigário Judicial e, mais tarde, de novo Defensor do Vínculo e Promotor de Justiça. Mas foi como professor que a maioria de nós o conheceu, não apenas pelo seu muito saber, mas também pela proximidade e amizade com os alunos: foi professor de Direito Canónico na Faculdade de Teologia da Universidade católica (Porto), Diretor da revista “Humanista e Teologia” e professor do ISET de Coimbra. Colaborou ainda no Curso de Licenciatura em Direito Canónico na Faculdade de Teologia de Lisboa.
Espírito inteligente e bem preparado, particularmente nas coisas do Direito, cuja opinião era por demais ouvida, fez sua tese de doutoramento na Universidade Pontifícia de Salamanca com a tese sobre “a Igreja e o Estado Novo na obra de D. António Ferreira Gomes” em 2003.
Foi membro fundador da Associação Portuguesa de Canonistas onde ocupou vários cargos a nível de Direção sem o último como presidente da Assembleia Geral (2015-2019).
Hoje, parte para a casa do Pai. Pelo rasto que nos deixa, elevemos ao céu as nossas preces para que Deus, na Sua Misericórdia, o acolha junto de si em atenção a tantas sementes que lançou em tantos corações daqueles alunos e alunas que tiveram a sorte de o ter por seu mestre.
Em nome da APC, obrigado Doutor Pinho.
P. Manuel J. Rocha
Presidente da Direção
